Lantânio: O lantânio é utilizado em dispositivos eletrônicos e em ligas que são usadas em pedras de isqueiros. O La2O3 é um composto bastante utilizado como material refratário e na fabricação de vidros resistentes à corrosão por bases.
Cério: O CeO2 é usado em cerâmicas e em polimento de lentes. O cério é também usado em pedra de isqueiro, em compostos para tingir vidros, em proteção contra corrosão, em ligas metálicas com ferro e cobre, como catalisador para produção de amônia e em conversores catalíticos de automóveis.
Praseodímio: O praseodímio é utilizado na coloração de vidros (cor amarela), materiais fluorescentes e componentes eletrônicos.
Neodímio: O neodímio é utilizado na produção de laser e em astronomia para calibrar linhas espectrais. Além de ser utilizado na produção de ímãs permanentes (como Nd2Fe14B) e como pigmento para esmaltes e vidros.
Promécio: O promécio é utilizado em baterias nucleares e em relógios atômicos.
Samário: O samário é utilizado em reatores nucleares, como absorvedor de nêutrons e algumas vezes como catalisador de reações de hidrogenação e desidrogenação.
Európio: O európio é utilizado em tubos de televisores. Além de ser empregado como absorvedor de nêutrons, em reatores nucleares e como catalisadores no craqueamento do petróleo.
Gadolínio: Compostos de gadolínio são aplicados na fabricação de dispositivos de televisores e de computadores. Além de serem utilizados em reatores nucleares, como absorventes de nêutrons.
Térbio: Os compostos de térbio são utilizados em componentes de tubos de televisores e em dispositivos geradores de lasers.
Disprósio: O disprósio é utilizado em televisores, como ativador de fluorescência. Composto de disprósio serve como fonte de radiação infravermelha e é também utilizado na produção de mídias de CD.
Hólmio: Ele é utilizado na fabricação de lasers, que são usados na medicina ortopédica e oftalmológica, além de ser aplicado em espectroscopia e em ligas metálicas.
Érbio: O érbio é utilizado na indústria nuclear e em filtros fotográficos. O Er2O3 é utilizado como pigmento rosa para tingir vidros e cerâmicas
Túlio: O túlio é aplicado em tubos de raio X, em equipamentos de microondas e em ligas metálicas.
Itérbio: O itérbio é utilizado na melhoria da resistência mecânica do aço. Ele é também utilizado em tubos de Raio-X e lasers.
Lutécio: O lutécio é utilizado na produção de ligas metálicas, catalisadores de reações químicas e como fonte de radiação beta, quando seu núcleo é ativado por nêutrons térmicos.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário